Equipe Litoral
17:00 até 21:00
Disponível para: ipod, iphone e ipad android
Imaruí, domingo, 23 de Novembro de 2014
00:00

A EMISSORA >>

Rádio Difusora 26 de Abril de Imaruí Ltda 

(ZYJ 762 – 1480 KHz – www.litoralam.com.br)

A Difusora Rádio 26 de Abril de Imaruí – “A Emissora Jovem” –, transmitindo desde a Pequena Jóia do Litoral catarinense”. Com esse slogan, Albi Israel da Silveira, um dos seus primeiros locutores, abriu a transmissão inaugural da Rádio 26 de Abril, de Imaruí. Seu nome assinala o dia e mês do início de sua operação comercial em 1968.

De acordo com pesquisa do acadêmico Marco Bet, do curso de História da UNISUL, a emissora “surgia como uma novidade revolucionária, inserindo na Rádio Difusão do Sul do Estado uma programação jovem e dinâmica” em meio à efervescência dos fatos que marcaram o final dos anos 60 no Brasil e no mundo. 

“Surgia a 26 de Abril num ano em que os estudantes cantavam “é proibido proibir”, “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. No Leste Europeu, tanques soviéticos cantavam a voz de uma nação (era a sangrenta “Primavera de Praga”). No Brasil, principais cidades explodiam em manifestações contra o Regime Militar. Elizabeth II visitava o nosso País e para fechar o ano, comentávamos a publicação do AI – 5, fechando o Congresso Nacional.

Consternados, naquele ano noticiávamos a morte do cronista Sérgio Porto e a do jornalista Assis Chateaubriand. No continente negro, uma guerra acabava, enquanto as crianças esqueléticas de Biafra morriam de fome. Fatos que influenciaram as novas gerações, registrados amplamente e divulgados com garra, dedicação e muito amor ao jornalismo, por jovens que sempre tiveram como lema “O Ouvinte em Primeiro Lugar. Nascia a 26 de Abril para o esporte, para a música, para a notícia, para a utilidade pública, para o povo e para servir a Deus”.

O nome “26 de Abril” foi uma homenagem ao primeiro prefeito de Imaruí, Pedro Bittencourt, nascido nesta data, em 1898. Foi a primeira emissora catarinense a transmitir, direto do Maracanã, uma final do campeonato carioca, no dia 9 de junho de 1968, entre Vasco e Botafogo. A 26 de Abril foi uma escola para muitos jornalistas e radialistas que hoje trabalham em vários veículos de comunicação do Estado. Os primeiros concessionários, todos da família Bittencourt, foram Políbio (empresário e político), Epitácio (deputado) e Portinho (prefeito de Imaruí), já falecidos. A Rádio destacava-se no jornalismo dentro de sua programação com noticias de hora em hora e um grande jornal ao meio-dia, apresentado por Sinval Barreto e Albi Israel da Silveira.

Faziam parte da equipe de comunicadores Luiz Carlos Dacol, Paulo Roberto Francisco, Murilo José, Carlos Roberto Tavares, Marciano Avelino Cunha o Capitão Darinho (in memorian), Clélio Barreto, Nilton dos Santos Corrêa, Celso José, Geraldo Ribeiro, Jânio Martins Torres, Antônio Carlos Alves Dias, João Batista da Silva, Jorge Luís Miranda (in memorian), Evandir Martins, Salésio Flor e mais recentemente, Elir Manoel Elizeu Martins (in memorian), Rogério Matias Justino, Adriano Matias Justino, Cremilson da Rosa, Caetano de Castor da Silva e Almir Rogério Francisco (hoje, também Diretor Administrativo), entre outros. Um grande apaixonado pela Rádio era o competente Diretor Técnico e Supervisor Geral, Mestre Veloni Roldão (in memorian).

Fato marcante para a Emissora foi a transmissão ininterrupta por 48 (quarenta e oito) horas, do primeiro sequestro acontecido na América do Sul, ocorrido no dia 25 de janeiro de 1971, o do embaixador brasileiro Aloísio Dias Gomide, pelos guerrilheiros Tupamaros, no Uruguai.

Desde o dia 5 de dezembro de 2005, em sua nova fase a emissora passou a utlizar o nome fantasia de Rádio Litoral AM, e tem atualmente como Gerente Administrativo, o Imaruiense Almir Rogério Francisco, e o empresário Tubaronense José Luiz Tancredo, como Diretor Geral.

Exatamente as 20:00 horas do dia 08 de fevereiro de 2013, a Rádio Litoral, mudou sua frequencia no dial AM, passando a operar na frequencia de 1320 KHz, com 9000 Watts de potência, abrangendo o Sul de Santa Catarina, região da grande Florianópolis, e norte do Rio Grande do Sul. 
 
Atualmente a emissora opera com o nome fantasia de Rádio Litoral >>

A Rádio Litoral AM, está localizada na Rua Antonio Bittencourt Capanema, com sua sede situada no do morro da cruz do milênio, com visão privilegiada da bela lagoa de Imaruí. A Rádio Litoral AM é ouvida em toda a cidade de Imaruí, alem de poder ser ouvida também e varias outras cidades da região sul e entre elas destacamos: Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Garopaba, Gravatal, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Pedras Grandes, Rio Fortuna, Sangão, São Ludgero, São Martinho, Treze de Maio e Tubarão, e o futuro Município de Pescaria Brava. A Rádio Litoral AM pode ser ouvida em duas plataformas: na freqüência de 1320 KHz no dial do rádio AM e na internet no site www.litoralam.com.br. Diariamente a Rádio Litoral AM leva aos lares da região Sul catarinense, uma programação diversificada, com o intuito de entreter e informar o seu ouvinte de forma simples e objetiva, contribuindo para o enriquecimento cultural da população. A Rádio Litoral AM, esforça-se para levar até voce de forma dinamica informações de interesse da sociedade, no âmbito regional, nacional e internacional e também abrindo espaço para  prestação de serviços de utilidade pública.

Missão>>
Tornar a Rádio Litoral AM/WEB uma empresa de comunicação com qualidade, excelência e inovação em seus serviços. Resgatar os seus valores humanos e culturais das comunidades, oferecerem a programação diversificada, visando a total satisfação dos clientes ouvintes.

Visão>>
Ser referência como empresa de comunicação de maior credibilidade e na aceitação de toda a sua programação, buscando maior comprometimento com seus colaboradores, clientes e ouvintes.

Valores>>
Trabalhar em equipe com qualidade e eficiência no atendimento aos ouvintes e clientes. Atuar com companheirismo e buscar sempre o aprimoramento profissional. Agir com ética, honestidade, respeito, lealdade e responsabilidade. Respeitar as fontes de informação sem ofender a honra e a moral do cidadão envolvido em determinada notícia.

CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA >>



Nosso endereço

Rua Antônio Bittencourt Capanema, 260
Vila Paraíso - Imaruí/SC
Telefone: (48) 3643-0805 - (48) 3643-0000

Veja onde encontrar a Rádio Litoral pelo mapa. Clique aqui.
Dúvidas, sugestões ou reclamações? Clique aqui.
Unitá Fiat
Chevrolet Kolina
Grupo Kolina
Consulte mais de 1.500 imóveis
Koerich
Ferrovia Teresa Cristina
Amurel
Paróquia de Imaruí
studio1320@litoralam.com.br

Concursos

Nenhum registrado encontrado no momento.

Promoções

Para participar acesse: www.facebook.com/LITORALAM  
Rua Antônio Bittencourt Capanema, 260
Vila Paraíso - Imaruí/SC
Telefone: (48) 3643-0805 - (48) 3643-0000
Afiliada à
Filiada à Rede Gaúcha Sat